Por Luciano Wolffenbüttel Véras, Diretor do Departamento de Relações Intersindicais e Relações de Trabalho do Sindprevs/SC e Diretor da Fenasps

Brasil passa por um momento potencialmente perigoso. Os contrastes de uma economia tão desigual e o ódio incentivado pelas classes dominantes tem achado eco na insatisfação e na frustração do povo com o sistema político e a desastrosa conciliação de classes promovida pelos governos do PT. O preço infelizmente tem sido pago pelo conjunto da classe trabalhadora e foi particularmente alto para aqueles que não se renderam a anestesia generalizada das entidades sindicais.

Comandado pelo governo e suas Centrais, que preferiram apostar na via legislativa a partir da continuidade do Presidencialismo de coalizão inaugurado por FHC, o sindicalismo adormeceu, emudeceu e esqueceu a radicalidade da luta dos trabalhadores.

Por isso é particularmente importante, no ano em que o Sindprevs/SC completa 30 anos, o lançamento de uma revista especial, que relembre nossa história de luta incansável, nossas conquistas e vitórias e, principalmente, nosso inconformismo com enfrentamento permanente a todos os governos que nos ameaçavam e retiravam cirurgicamente os direitos. É imprescindível que aqueles que construíram essa entidade voltem a lembrar da sua importância e se vejam novamente em todas as lutas que nos fizeram chegar até aqui. Do mesmo modo, é crucial que aqueles que chegaram a pouco no seio da categoria possam perceber a legitimidade e a força de uma entidade que nunca se rendeu, que sempre esteve de pé frente aos inimigos, nunca se curvando por questões partidárias ou eleitoreiras a quem tentava nos oprimir.

Concursado em 2003 e filiado ao Sindprevs na primeira semana de trabalho por uma aposentada, sempre lembro com respeito daqueles que chegaram antes de mim e pavimentaram a estrada que hoje eu e muitos outros colegas percorremos.

A guerra de classes não findará a partir de eleições, candidatos ou partidos. Lembrar o caminho percorrido é, portanto, vital para entendermos o nosso momento atual e planejarmos juntos nossas lutas futuras.

Essa revista, mais que uma edição comemorativa, traz consigo a esperança de unificar a categoria a partir da memória de luta daqueles que foram, daqueles que estão, e daqueles que virão, continuando a fortalecer a luta da classe trabalhadora e a entidade da qual sempre me orgulhei em fazer parte.

Parabéns Sindprevs/SC por 30 anos de luta e defesa dos servidores públicos federais do INSS, Ministério da Saúde, Anvisa e cedidos à Receita Federal do Brasil. Sem dúvida estamos só começando.

:: Esse conteúdo faz parte da edição comemorativa da Revista Previsão - Especial 30 anos ::

Comments powered by CComment