0
0
0
s2smodern

Imagem convidados Ação global anti-Davos no Rio Grande do Sul

O papel do Judiciário na consumação do golpe contra a democracia no Brasil – ao correr para tirar Lula das eleições, horroriza movimentos sociais, lideranças políticas e bases militantes da esquerda e progressistas, que buscam a convergência das resistências. Convocado pela sociedade civil, o Ato Anti-Davos e pela Democracia reafirmou, em Porto Alegre, o lugar estratégico do Fórum Social Mundial (FSM 2018) para o encontro das forças políticas e sociais no momento de tamanha gravidade no país.

Na ação do FSM estiveram presentes movimentos para a defesa dos interesses populares como o MST, com Eliane Moura, o MTST, com Guilherme Boulos, a UNE, com Mariana Dias, o CONEN, com Gilberto Leal, e lideranças políticas, como os senadores Paulo Paim e Roberto Requião, as deputadas federais, Alice Portugal e Manuela D’Ávila e o presidente da Assembleia Legislativa (RS), Edegar Pretto, além do ex-ministro, Jaques Wagner e o ex-senador Eduardo Suplicy. As forças que essas expressões representam precisarão travar as próximas lutas e encontrar espaços de convergência, mesmo em sua diversidade de propostas e projetos para o Brasil. Em comum, está a preocupação com a democracia ameaçada e a importância fundamental de dialogar com a sociedade civil.

O Ato Anti-Davos remete a pensar e atuar contra as decisões antidemocráticas e os modelos econômicos excludentes decididos no Fórum Econômico Mundial. O debate obriga a sociedade a pensar nos modos como as forças reunidas em Davos impõem seus planos ao resto do mundo. Pode ser pela mídia, pelas armas, ou pela demolição das democracias que podem lhes opor resistências. O que está acontecendo com a política no Brasil, e com o processo contra Lula, não passa de instrumento para reorganização e submissão do Brasil aos planos neoliberais de Davos. O FSM é fundamental para mostrar essas conexões e permitir que se encontrem as estratégias de resistência e as alternativas por um outro futuro possível.

Assista o vídeo completo da Ação Global Anti-Davos em Porto Alegre – FSM 2018

Comunicação Compartilhada FSM 2018
Texto: Rita Freire

Fonte: FSM 2018

Comments fornecido por CComment