Por Ana Carolina Madeira (jornalista e integrante da ACD/SC) 

Foto: Arquivo Sindprevs/SC

O economista e professor da UFSC Nildo Ouriques ministrou a palestra “Dependência, subdesenvolvimento e a Revolução Brasileira” na aula 4 do Ciclo Nacional de Formação da Revolução Brasileira em Florianópolis, em parceria com o Núcleo Catarinense de Auditoria Cidadã da Dívida (ACD/SC), no dia 27 de julho, no SindSaúde. Ele acredita que oito anos de estabilidade econômica e política com Fernando Henrique Cardoso afundou o Brasil, assim como também os oito anos de estabilidade do PT. 

“É uma continuidade das políticas econômicas”, resume. “Cada onda modernizadora amplia em grande escala o subdesenvolvimento” afirma o professor e presidente do IELA, Nildo Ouriques, citando Darci Ribeiro em Modernização Reflexa. Como exemplo fala que durante a criação do Plano Real, o Brasil pagava royalties num patamar e que hoje, são bilhões a mais, embora o país seja dependente cientificamente e tecnologicamente. Declara que, “a economia mundial colocou o Brasil onde nunca saiu: subdesenvolvido, dependente e exportador de agropecuária”.  

Lembra que o “brasileiro não tem consciência de que vive num país petroleiro. Intelectuais, partidos, centrais sindicais, povo. Todos ignoram as riquezas naturais, minerais e energéticas”. Segundo o professor, as pessoas precisam entender que estamos no processo de revolução porque as classes dominantes declararam guerra aos trabalhadores. Não é só a Reforma Trabalhista ou só a Reforma da Previdência; é em tudo”. 

Ouriques, que também é presidente do Instituto de Estudos Latino-americanos (Iela-UFSC) , analisou  os “três séculos de colonialismo e o processo de independência. A independência política, a formação do estado nacional e a consolidação da dependência econômica. Diferenciação histórica e teórica entre colonialismo e dependência. Importância e limites do conceito de subdesenvolvimento e critica as teorias do desenvolvimentismo como expressão da consciência burguesa na periferia capitalista latino-americana”. 

Revolução Brasileira 

O CICLO NACIONAL DE FORMAÇÃO DA REVOLUÇÃO BRASILEIRA é formado por cursos e minicursos que discutem questões candentes do nosso país, direcionados ao público em geral, especialmente estudantes, docentes, sindicalistas, trabalhadores e movimentos populares. São 4 aulas ao longo de 4 meses. Esta é a última aula em Florianópolis. (https://revolucaobrasileira.org/16/07/2019/ciclo-nacional-de-formacao-pela-revolucao-brasileira-em-florianopolis-dependencia-subdesenvolvimento-e-a-revolucao-brasileira/

Fonte: ACD/SC

Comments powered by CComment