Após o grande ato na manhã da quarta-feira, 11 de maio – quando centenas de servidores do Seguro e da Seguridade Social ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em uma demonstração de força e comprometimento coletivo – representantes do Comando Nacional de Greve (CNG) da Fenasps foram recebidos em uma audiência com o ministro do Trabalho e Previdência (MTP), José Carlos Oliveira, e como presidente do INSS, Guilherme Serrano.

A reunião, que ocorreu à tarde do dia 11, foi solicitada pelos deputados federais Mauro Nazif (PSB/RO), Carlos Veras (PT/SP) e Érika Kokay (PT/DF) e foi consequência direta do incansável trabalho de corpo a corpo realizado pelos integrantes do CNG no Congresso Nacional, nos meses de abril e maio. Foram protocolados ofícios junto aos parlamentares com a exposição dos motivos pelos quais os servidores do INSS deflagraram a greve no último dia 23 de março.

Mais relevante ainda que a pressão nos parlamentares na busca por apoio para a resolução da greve foi a mobilização da categoria. A crescente adesão à greve de servidores(as) do INSS e dos ministérios da Saúde e do Trabalho e Previdência foi determinante para forçar o governo a negociar as pautas dos servidores. É como diz o lema: sem luta, não há vitória!

Na reunião no MTP, o ministro Oliveira se comprometeu a encaminhar uma minuta de Projeto de Lei (PL) para a Casa Civil avalizando a Carreira do Seguro Social como típica de Estado, estabelecendo como critério mínimo de admissão para o cargo de Técnico do Seguro Social escolaridade de nível Superior.

Ainda, o ministro Oliveira se comprometeu que o MTP enviará ao Ministério da Economia a proposta de recomposição do Vencimento Básico (VB) dos servidores do Seguro Social, de acordo com o que foi construído conjuntamente pela Fenasps e demais entidades sindicais e o próprio INSS. Confira o documento na página da Fenasps.

Após a reunião, os servidores presentes em Brasília, vindos de caravanas de diversas partes do País, seguiram em peso à sede do INSS, em uma agenda específica com o presidente do INSS, que estava presente na reunião realizada no MTP, pouco antes. 

Nesta reunião com o presidente do INSS, Serrano ratificou a proposta do ministro Oliveira e se comprometeu a buscar apoio dentro do governo para que as promessas do MTP sejam cumpridas.

Ao final da reunião com Serrano, como já estava se aproximando do início da noite, ficou acertada que no dia seguinte (12 de maio), a Fenasps seria recebida novamente para apresentar a proposta de recomposição do VB para os servidores do INSS.

Quando os representantes do CNG saíram da reunião e deram os informes para a categoria que ali aguardava o encerramento, eles foram recebidos com grande estardalhaço, com direito a velas, para a vigília, e sinalizadores. Não é ainda o final da greve, mas é um grande avanço nas negociações desta greve que já dura mais de 50 dias. Rumo à vitória!

Veja as fotos e vídeos das atividades AQUI.

Fonte: Fenasps

 

 

 

Comments powered by CComment