Sindprevs/SC: Independente, classista e em defesa do serviço e servidor público

O SINDPREVS/SC vem a público repudiar a declaração do ex-presidente e político Luís Inácio “Lula” da Silva que, atacado, se defendeu repetindo e reforçando uma das máximas do ideário neoliberal e da elite, a de que os servidores públicos são desonestos, inúteis e cheios de privilégios. Não será o primeiro político ou presidente a afirmar ou repetir tais inverdades, portanto nem a alcunha da originalidade pode lhe ser dada uma vez que Fernando Henrique Cardoso já chamou a todos de vagabundos. Ainda assim, mostra mais uma vez a quem serve e esclarece sua opinião acerca desta categoria de trabalhadores. Não bastasse atacar e ofender aqueles que são a mão do Estado na execução das políticas públicas e no atendimento ao cidadão, chega ao impensável e ao extremo de nos comparar à classe política, esta sim reconhecidamente uma unanimidade em honestidade e trabalho neste País.

Somos servidores e servidoras em todo o Brasil que diariamente fazem o impossível: prestar atendimento digno a população sem o mínimo de recursos, investimento, treinamento ou condições de trabalho. Somos servidores da Saúde, da Previdência Social e da Anvisa que ano após ano acompanhamos a morte de nossos colegas nos locais de trabalho, o crescimento do adoecimento e do sofrimento emocional e a exaustão por metas e critérios implantados durante o governo Lula. Somos cuidadores que não possuem cuidados. Somos concessores e reconhecedores de benefícios pressionados a ser algozes dos mais necessitados por uma legislação cada vez mais complexa e excludente. Somos fiscais e vigilantes sanitários a beira de endemias e epidemias que não poderão ser evitadas por falta de apoio e investimentos.

Não podemos e não seremos comparados a aqueles que a muito esqueceram a quem servir, ao povo e a população mais carente, e hoje se aliam e locupletam financiados e amparados pelo poder econômico mais vil e aos interesses mais escusos.

Nosso valor está em servir e nosso trabalho tem um fim social fundamentado na solidariedade e na universalidade, conceitos que o Deus Mercado a quem políticos com tais discursos adoram, não podem permitir ou conceber que ainda existam.

Tão pouco nos alinhamos às práticas daqueles que fazem uso partidário de seu cargo ou função pública, como o fazem os Procuradores da “República de Curitiba”, pois acreditamos em valores maiores como justiça e a defesa do Estado Democrático de Direito, hoje ameaçado por lutas político-partidárias que pretendem tão somente garantir o fim do Estado de bem-estar social com a retirada maciça de direitos, a entrega do patrimônio e da riqueza nacional e a transferência de recursos públicos para o setor privado por meio da dívida pública (nunca auditada) e de seus mecanismos, cada vez mais fortalecidos e incrementados.

Reconhecemos e repudiamos o golpe, que nunca foi e nem pretende ser em uma pessoa ou partido, mas no conjunto dos trabalhadores e seus direitos e garantias, conquistados com muita luta e resistência ao longo dos anos e não aceitaremos tais declarações e opiniões que, se visavam atingir a um grupo seleto de trabalhadores corrompidos pelas mesmas práticas e valores que são o modus operandi da classe política, acabaram por atingir a todo o conjunto de servidores públicos, relembrando até aos aposentados quem foi o instituidor da primeira reforma da Previdência.

Somos menos que 12% dos trabalhadores deste País e temos menos que 60 servidores disponíveis para cada 1000 habitantes, uma relação menor do que a grande maioria dos países como Finlândia - 251, Reino Unido – 198, Grécia – 190, Alemanha – 142, Peru -140, Espanha – 131, e até mesmo Tailândia – 102, Colômbia – 85, Irlanda – 84, Austrália – 82 e Chile – 78.

Os gastos da União com pessoal e encargos sociais diminuírem desde 1997, chegando mesmo a mais de meio ponto percentual nesse período e fechando em 2015 a 4% do PIB. Isso só demonstra que a reprodução de opiniões como a sua, alinhadas as posições de mercado amplamente divulgadas na mídia majoritária sobre excesso de servidores, excesso de gastos e excesso de regalias tem dado certo, ainda que possam ser contestadas e refutadas com dados simples como os demonstrados acima.

Portanto, Sr. Inácio Lula da Silva, nos orgulhamos de sermos servidores públicos, nos orgulhamos de sermos aprovados em concursos com seleções rigorosas e nos orgulhamos em servir ao nosso povo, ainda que sucateados e abandonados à própria sorte.  São nossos valores e nosso trabalho que levam a solução, o auxílio e o serviço do Estado a milhões de Brasileiros.

O SINDPREVS/SC condena tais declarações e reafirma sua luta incansável contra todo e qualquer governo em defesa do serviço público, gratuito e de qualidade em que os servidores sejam novamente valorizados e reconhecidos como trabalhadores, cidadãos e agentes de mudança social.

Diretoria do SINDPREVS/SC

Gestão Renovar Unir e Avançar – 2014-2017

Comments powered by CComment