A manhã fria de Itá, no oeste de Santa Catarina, foi aquecida pela energia dos participantes do 9º Congresso Estadual do Sindprevs/SC que abriu suas atividades nesta quinta-feira, 22 de junho. Os ritos iniciais contaram com a tradicional apresentação do Coral do Hospital Florianópolis (HF) que tem em sua formação integrantes filiados ao sindicato.

A mesa de abertura foi composta pelo coordenador-geral do Sindprevs/SC, Luciano Veras, pelo representante da Fenasps, Moacir Lopes, e pelos integrantes das centrais sindicais Intersindical e CSP-Conlutas, Vitor Hugo Tonin e Joaninha de Oliveira, respectivamente.

Joaninha saudou os participantes do congresso, relembrando que as categorias que compõem o Sindprevs/SC são históricas na luta.  “Estivemos juntos em diversas lutas e confiamos nessa categoria para somar às próximas ”, disse. Joaninha, dirigente da CSP-Conlutas, também recordou que a classe trabalhadora brasileira construiu uma greve histórica, a maior desde 1989, em 28 de abril, a única tática real que pode transformar a realidade.

Em sua saudação, Vitor Hugo relembrou que esteve no último congresso do Sindprevs/SC, em 2014, na cidade de Bombinhas e o quanto a situação brasileira mudou neste intervalo de tempo. Para o representante da Intersindical, é preciso unidade do povo brasileiro para resistir a essa ofensiva da classe dominante. “Temos a sensação de que se passaram mais de três anos desde o último congresso do Sindprevs, a sensação de que o tempo histórico se acelerou. Vivemos uma situação ímpar e desafiadora, a classe dominante brasileira foi para o tudo ou nada, jogando na lata do lixo o pacto da nova república, implantando um projeto que já está criando um absoluto caos social no país. Para barrar essa ofensiva precisamos da capacidade, do conhecimento e da experiência de luta dessa categoria”, afirma.

Para Moacir, diretor da Fenasps, é um momento de muito orgulho representar a Federação neste congresso, relembrando a história dos trabalhadores catarinenses, uma das células que desencadearam a primeira greve da categoria em 1982. “A nossa história tem que ser contada por nós mesmo e por isso quero saudar este congresso recordando a importância da luta da base do Sindprevs/SC para o conjunto da nossa categoria”. Segundo Moacir, um dos setores que mais sofrem ataques nesta conjuntura é a previdência social e que a reforma trabalhista é a mais abominável que o país já viu. “Por tudo isso, o nosso primeiro desafio é lutar, o segundo desafio é lutar e o terceiro desafio é continuar lutando”, reforça.

Luciano Veras, coordenador geral do Sindprevs/SC, afirmou que este é o maior congresso estadual realizado pelo Sindprevs/SC, mobilizando por volta de 350 pessoas, numa região do estado que ainda não havia recebido este evento. “Para que o congresso acontecesse muita gente trabalhou e nossa tarefa é garantir que ele seja efetivo, que daqui saiam realmente as políticas necessárias para que a gente possa fazer a luta que vai responder, sem conciliação ou pacto, a tudo que a gente vem sofrendo”.

Aprovação do regimento e eleição da comissão eleitoral

Na sequência, se constituiu a mesa de aprovação do regimento e eleição da comissão eleitoral, composta por Luciano Veras, Rosemeri Nagela de Jesus e Clarice Pozzo, integrantes da diretoria do sindicato. O documento que norteia o congresso foi aprovado em plenário, assim como a comissão eleitoral que irá conduzir os trabalhos para a eleição da nova diretoria do Sindprevs/SC, que acontecerá em 23 de agosto.

A comissão eleitoral será composta por Paula Eleoterio de Brito, INSS/Rio do Sul; Lauro Becker, INSS/Mafra; Anete Maria Bernardi, INSS/Blumenau; Marina da Silva Lucas, INSS/Tubarão; Maria Angela Gambone Amancio, INSS/Itajaí; Maria Magui Schilckmann, MS/Florianópolis.

A inscrição de chapas foi aberta às 13h30 desta quinta-feira (22) e será encerrada no dia 23, sexta-feira, às 19h.

Homenagem

 

Entre as duas mesas da manhã, a comissão do congresso realizou uma homenagem e pediu um minuto de silêncio ao plenário em memoria à servidora Lea Maria Claummann, eleita delegada ao 9º congresso, mas que faleceu neste mês de junho. Lea, presente!

Comments powered by CComment