Na próxima sexta-feira, dia 8 de dezembro, o Sindprevs/SC realizará o Encontro dos Peculistas, com a presença da Assessoria Jurídica e conselheiros eleitos, para detalhar os informes sobre a possibilidade de aderir ao benefício mensal, da Fundação Viva Previdência, antiga Geap Previdência. Será na Igreja Livre em Jesus, localizada na rua Padre Miguelinho, 96, Centro, Florianópolis, às 14 horas.

 

Desde novembro, a Fundação Viva lançou a possibilidade dos peculistas converterem seu pecúlio num benefício mensal por tempo determinado. As regras anteriores do pecúlio não mudam, mas quem desejar optar pelo benefício precisa realizar a portabilidade até 12 de fevereiro de 2018.

 

Por tratar-se de Plano instituído e não patrocinado, a lei determina que os peculistas devam estar filiados a uma entidade representativa instituidora ao Plano Viva de Previdência e Pecúlio para fazer a portabilidade para o benefício mensal por tempo determinado. Por enquanto, somente a Anaprev (Associação Nacional de Previdência Complementar), antiga Anapec, credenciou-se para tal. A Plenária Nacional da Fenasps não aprovou a proposta da Federação tornar-se uma instituidora. O Sindprevs/SC está avaliando essa possibilidade já que, cerca de 1.800 peculistas de Santa Catarina, são filiados ao Sindicato e não precisariam filiar-se a outra entidade.

 

Caso o Sindicato habilite-se como um instituidor no Viva Prev para o pecúlio, poderá abrir a discussão sobre a previdência complementar para os servidores novos, cujas aposentadorias já estão limitadas ao teto do Regime Geral de Previdência.

 

No Encontro do dia 8 de dezembro, a direção do Sindprevs/SC, Assessoria Jurídica e conselheiros eleitos debaterão com os peculistas vantagens e desvantagens das possibilidades colocadas pela portabilidade. O Plano de benefício mensal pode ter validade entre 36 e 240 meses e permite um pagamento antecipado único de 1% a 25% da reserva.

 

O Sindicato está orientando os servidores a acessar o sítio da Viva Prev (www.vivaprev.com.br), na área do participante, cadastrar ou atualizar os dados para obter a senha que permite realizar as simulações que apresentam a renda, valores e prazos do Plano. Só assim o peculista poderá avaliar as proposta enquanto aguarda a orientação final do Sindicato.

 

Encontro dos Peculistas de Santa Catarina

 

Quando: 08/12

Onde: Igreja Livre em Jesus (rua Padre Miguelinho, 96, Centro, Fpolis) 

Horário: 13hs

Quem: peculistas, Diretores e Base e Representantes dos Aposentados e Pensionistas

 

Fonte: Sindprevs/SC