O programa de refinanciamento de dívidas (REFIS) para os assistidos pelos planos de saúde da Geap será disponibilizado a partir desta segunda-feira, 11 de fevereiro, e seu prazo de adesão será encerrado em 10 de março deste ano, sem possibilidade de prorrogação. Por isso, fique atento ao prazo e manifeste interesse à Geap o quanto antes! 

Todos os servidores titulares dos planos podem aderir ao REFIS, que foi criado pela entidade visando atender àqueles que tiveram seus planos cancelados por falta de pagamento. 

Neste ano, a novidade é que o REFIS será disponibilizado sem cobrança de 10% de entrada do valor da dívida, que pode ser quitada em até 60 vezes. O refinanciamento, segundo a Geap, vai abranger os débitos apurados tanto em relação à mensalidade quanto aos valores referentes à coparticipação. 

Reajuste das mensalidades em 2019

Os assistidos da Geap começaram a receber as cartas da entidade a respeito do reajuste nas mensalidades dos planos de saúde para 2019. Essas cartas são padrão, isto é, todos e todas receberão informação sobre a alíquota de 9,76% de correção, conforme aprovado na reunião do Conselho de Administração (Conad) da Geap realizada nos dias 18 e 19 de dezembro de 2018. 

Entretanto, a Fenasps e demais entidades sindicais da mesa de negociação com a entidade assinarão um acordo em que os assistidos filiados aos sindicatos estaduais terão uma redução de 13,55% nas mensalidades. Esse acordo não é ideal, já que Fenasps, após a contratação de um atuário, comprovou ser possível haver redução ou congelamento nos valores das mensalidades para todos os titulares dos planos, independentemente de filiação sindical, mas o Conad não teve este entendimento, e a Geap terá duas tabelas: uma para os filiados aos sindicatos, com redução de 13,55% nos valores, e outra, com aumento de 9,76%, na tabela atual da Geap, para os não filiados às entidades. 

Ainda, nas cartas remetidas pela Geap, não haverá discriminação do valor da contribuição patronal, o que a federação cobrou da autogestão durante os debates da mesa de negociação. 

A Fenasps orienta aos assistidos da Geap para que entrem em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone 0800 728 8300, e procurem saber se estão contemplados nas liminares impetradas pela Fenasps ou pelos sindicatos estaduais, até que saia uma nota da fundação que melhor oriente os servidores sobre os valores das contribuições.

Fonte: Fenasps