O fim de março foi marcado por intenso debate da categoria sobre a conjuntura. Seguidas do Seminário contra a Reforma da Previdência, que ocorreu no último dia 28, a Plenária Sindical de Base e a Assembleia Estadual Geral ordinária, realizadas no dia 29 de março, traçaram os próximos passos de resistência dos trabalhadores da Anvisa, do INSS e do Ministério da Saúde.

A Plenária encaminhou para Assembleia diversos pontos que foram por unanimidade aprovados, como o Relatório financeiro 2018, aprovado pelo Conselho Fiscal; realizar visitas aos locais de trabalhos para preparar a base da categoria para a agenda de lutas e dinamizar as ações de comunicação nas redes sociais. Também foram encaminhadas e aprovadas na Assembleia, a inserção do sindicato no calendário de lutas das centrais sindicais e movimentos sociais; a solicitação de que a Fenasps realize Plenária Nacional o quanto antes; o repúdio as “comemorações” pelos 55 anos da implantação da Ditadura Militar, orientadas pelo Governo Bolsonaro; a participação nas etapas locais e estadual para a Conferência Nacional de Saúde; discussão sobre a filiação a uma central sindical e a discussão com a base e a população sobre os impactos da Reforma da Previdência.

Outro ponto importante apresentado na Assembleia diz respeito à Medida Provisória 873/2019 que derruba o desconto em folha das mensalidades sindicais. O conjunto da categoria aprovou por unanimidade que o sindicato procure outras formas para efetuar as cobranças de mensalidade, considerando a MP um ataque à liberdade sindical.

Nos informes, foi repassado pela diretoria do Sindprevs/SC a atuação na Frente Nacional Parlamentar Mista contra a Reforma da Previdência, que foi relançada no dia 21 de março em Brasília e a articulação de uma frente com o mesmo caráter em âmbito estadual. Também foram repassados informes sobre a participação do Sindprevs/SC no Fórum de Lutas por Diretos, organizado em Santa Catarina, e sobre a situação da Geap e pecúlio.

A Assembleia referendou ainda as novas diretoras de base, Christiane Azevedo Marc, da APS Palhoça e Lierte Pereira, da APS Urussanga.

Comments powered by CComment