Nessa segunda-feira, 5 de agosto, data em que é celebrado o "Dia Nacional da Saúde", a Fenasps participou do ato unificado em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), uma das atividades da programação da 16ª Conferência Nacional de Saúde, aberta nesse domingo, dia 4. Além de representantes dos sindicatos dos estados de MG, PA, PR, PI, SC, SP e da oposição sindical do DF, participaram também militantes da luta por moradia popular de Brasília (MRP). 

Com tema "Saúde, Democracia e Direitos Sociais", o ato reuniu milhares de conferencistas - gestores(as), trabalhadores(as) e usuários(as) da saúde pública - no Museu Nacional, em Brasília, que em diversas falas ratificaram a defesa da saúde como direito humano, a universalidade, integralidade e equidade do SUS, e a luta por políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais no país. 

Plenária final aprova diretrizes de políticas de saúde

Depois do ato, durante dois dias os participantes da 16ª Conferência debateram em diversos grupos de trabalho temas relativos à situação da saúde pública no país para alinhar propostas voltadas à promoção deste direito universal. As propostas foram discutidas e deliberadas em plenária realizada nesta quarta-feira, 7 de agosto. O relatório final da 16ª conferência com as propostas aprovadas está sendo finalizado, mas o vídeo completo da plenária já está disponível neste link

Fonte: Fenasps

Foto: Pedro Mesidor/Fenasps