No CGNAD, Fenasps novamente contesta medidas da Gestão no sentido de reduzir salários dos servidores do INSS

Nessa terça-feira, 29 de setembro, a Fenasps participou de reunião ordinária do Comitê de Gestor Nacional de Avaliação de Desempenho (CGNAD), que ocorreu de forma virtual. 

O presidente do comitê e diretor da DGPA, Hélder Calado, iniciou a reunião informando a necessidade de no próximo ciclo alinhar a avaliação individual ao momento atual do INSS com Programas de Gestão por resultado e atender demanda do Tribunal de Contas da União (TCU), no Acórdão 1.795/2014, de tornar a avaliação mais objetiva.

Sob o título de Modernização da GDASS Individual, foi explanado que, tendo em vista as mudanças no processo de trabalho e ante aos limites na legislação – Decreto 6.493/2008 e o Acórdão 1.795/2014 –, o INSS pretende fazer alteração atribuindo uma ponderação maior ao critério comprometimento com trabalho entre:

- Flexibilidade às mudanças;

- Relacionamento interpessoal;

- Trabalho em equipe e conhecimento e;

- Autodesenvolvimento.

A Gestão solicitou que o Comitê formate a proposta de mudança até o dia 15 de outubro, e informou ainda que está descartada a inclusão do Serviço de atendimento para o próximo ciclo.

A Fenasps argumentou que entende temerária esta mudança pois implica em vinculação maior com política de produtividade e efetiva redução salarial, bem como a dificuldade para atingir as metas abusivas e a diminuição da qualidade do trabalho. A Federação ainda questionou o INSS por atender ao Acórdão do TCU neste item mas não modernizar o parque tecnológico ou realizar Concurso Público, igualmente solicitado por aquele órgão.

Após questionamento e apesar de frisar que DGPA desconhecia a minuta de Portaria da DIRAT que circulou nas redes, causando revolta na categoria, a pauta trazida na reunião foi exatamente o tema do “vazamento”.

A categoria deve ficar atenta e mobilizada pois o INSS está preparando mais ataque aos(às) trabalhadores(as), desta vez para reduzir salários!

Diretoria Colegiada da Fenasps

Fonte: Fenasps

Comments powered by CComment