Mais de sete mil servidoras e servidores públicas/os federais (SPFs) ocuparam a Esplanada dos Ministérios, na manhã dessa quarta-feira, 17 de abril, para pressionar o Governo a conceder reajuste salarial às categorias do funcionalismo federal ainda em 2024.

Até o momento, o Governo – representado nas mesas de negociação pela Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação (SRT/MGI) – vem insistindo em uma proposta, desde o fim de 2023, de reajuste zero nas remunerações em 2024 – com 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026 – e reajuste apenas nos benefícios (auxílios creche, alimentação e saúde), excluindo aposentadas/os e pensionistas da negociação, em uma postura discriminatória e etarista.

Confira algumas fotos da marcha:

ATO NO MGI

Ao final da marcha, que foi iniciada na Catedral Metropolitana de Brasília – conforme a programação – SPFs realizaram um ato em frente ao Bloco K, onde fica sediado MGI, de onde despacha a ministra Esther Dweck. O diretor da Fenasps, Moacir Lopes, detalhou o momento do ato no Bloco K. Assista abaixo:

A resposta da pressão veio à tarde. Ainda que não tenha se reunido com representantes sindicais, a ministra Esther indicou o secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, para uma breve audiência com as entidades presentes no ato.

Lá, Feijóo novamente reforçou que, assim que assinado o termo de “compromisso”, o Governo logo em seguida vai instalar as mesas específicas para debate das demandas particulares de cada carreira do funcionalismo federal.

Fonte: Fenasps

Comments powered by CComment